rss
twitter
    Tu é legal? Me adicione no Facebook :-)

14 de mar. de 2011

Deus abençõe o Japão…?

Olá Pessoa.

Caso você não seja uma daquelas pessoas que só entram na Internet só pra ver o Orkut, sabe que houve um desastre no Japão esses dias.

Um terremoto de 8,9º na escala Richter que desencadeou um Tsunami foi o responsável pelas (até 13/03/2011) 1.300 mortes.

Arahama, em Sendai, em 2008

Arahama, em Sendai…

Arahama, em Sendai, após terremoto e tsunami

…e após terremoto e tsunami.

 

Pra quem não entende, uma rápida explicação: Terremotos são movimentações de placas rochosas subterrâneas, causado pelo acúmulo de energia que se manifesta em forma de ondas sísmicas ( Há outras causas clique aqui para ler mais )

Os vários terremotos no Japão são causados devido sua localização, já que o país se encontra no  conhecido Círculo de fogo do Pacífico, local propenso a esse tipo de fenômeno.

Bem, chega de explicações, vamos ao real assunto desse Post:

Após o desastre que abateu o Japão, várias pessoas se sensibilizaram e começaram a prestar condolências no Twitter, Orkut, Facebook e afins. Não os culpo, afinal, é o máximo que muitos podem fazer. Mas uma coisa me chamou a atenção:

O uso da frase / Hashtag “ #PrayForJapan “ (Reze Para o Japão)

Bem, vocês teístas e afins que crêem no poder da reza e da oração devem achar isso bonitinho, ou até mesmo que fará efeito ( De acordo com a lógica teísta, fazer rezas para o Japão e deus abençoaria o país, salvaria vidas, evitaria novas catástrofes e etc. )

Mas há dois erros nesse #PrayForJapan

O primeiro erro

O ‘Rezar’ é diferente do ‘Orar’…Uma reza é algo que já está escrito, como o Pai-Nosso, o Ave-Maria por exemplo, já o ato de orar é aquela ‘Comunhão com deus’, seria quase que conversar diretamente com ele.

O segundo erro (E mais importante)

Pessoas, entendam: O Japão não é um país cristão. Não sei se mamãe e papai já conversaram sobre isso com vocês, mas o Japão NÃO é um país de pessoas que acreditam em deus.

Dados

Xintoístas – 51,3 % <> Budistas – 38,3 % <> Outras religiões – 10,2%

De acordo com dados mais precisos, apenas 1,4% da população Japonesa crê no cristianismo. Ou seja, só 1,4% das pessoas pras quais vocês rezam realmente acreditam que isso fará diferença.

Sabe por quê?

Xintoístas – Xintoístas não seguem uma religião e NÃO acreditam no seu deus. O Xintoísmo na verdade é um conjunto de tradições, como o culto às forças da natureza, paz interior, e cultuam divindades como o deus da tempestade, deusa do sol…Os Xintoístas oram pra essas divindades pra pedir proteção, tentar acalmar a fúria delas, como por exemplo orar pra Susanoo (deus da tempestade) pra acalmar uma tormenta

susanoo

 

Budistas – O Budismo, assim como o Xintoísmo NÃO é uma religião e também NÃO compactua com o seu deus. É um conjunto de filosofias, práticas e crenças atribuídas a Buda. Os budistas não cultuam a deus nenhum, eles apenas seguem ensinamentos, conceitos do mundo, filosofia e outras formas de comportamento pra evitar o sofrimento, pensamentos ruins, etc. Seria mais como ‘Pensar antes de agir, pra assim evitar o Karma ruim’

buda

 

Entenderam? Vocês até podem rezar pro Japão, sem problemas. Eu sou Ateísta, e sei que suas rezas não surtirão efeito nenhum no Japão, apenas quis mostrar aqui que não é o mundo todo que segue o cristianismo. Coisas que todos deveriam saber antes de colocar #PrayForJapan em todo lugar.

E não adianta vir com aquela de ‘Mas Buda é como eles chamam deus, é só uma cultura diferente’ que isso não cola mais. Buda é Buda, seu deus é seu deus, esse seu argumento é falho.

Entendo também o lado de vocês teístas. É complicado ver uma coisa dessas acontecendo e não poder fazer nada. Vocês tem apenas a fé. Mas infelizmente, isso não ajudará ninguém lá.

OgAAAGMtI2Vby0x8vsf0WpcJKU_g_-fL9iGWaDPdbpu-FpcyD3nHDKfxWZpTs2-fAz6bQIfiPE1INP9ippOrdwg3MvMAm1T1UHXZ6QLZfGB68zg4pSLUQV0T7nr2 - Cópia

Esse ‘Filantropismo de fim de semana sentado no computador’ não dá resultados. Quer ajudar? Acontecem tragédias aqui no nosso país também, faça doações de alimentos, roupas, cobertores, ou qualquer coisa que ajude quem precisa. Ações reais, isso sim.

Suponhamos que você seja um pai de família que perdeu tudo em uma enchente. Se pudesse escolher entre uma cesta básica e 10 pessoas rezando por você, qual escolheria?

Prestem mais atenção às coisas reais, e que produzem resultados. Rezar não ajudará o Japão. Eles se reerguerão antes que você abra os olhos.

Foram 1.300 mortos até agora. Na Indonésia em 2004 foram 200.000 (duzentos mil) mortos. O Japão estava preparado pra esse tipo de acontecimento da natureza. Preparo. Isso conta mais que fé…

E só mais uma coisinha: Imagine se isso ocorre no Brasil…A maior nação católica do mundo não está preparada pra isso. Mas tudo bem. Na hora em que uma onda de metros e metros de altura se aproximar de você, é só fechar os olhos e rezar que deus te salva. Não é?

 

Obrigado aos que leram esse Post. Espero que ninguém tenha se sentido ofendido, e isso não foi indireta pra ninguém. Vários conhecidos meus, pessoas que eu gosto mesmo abraçaram essa idéia…Ao menos estão tentando fazer uma coisa boa, ponto positivo!

Peço a você que leu esse Post comente sobre o que foi dito aqui. Caso concorde ou não. Aproveite pra testar o novo sistema de comentários do Mundo do Jack!

Obrigado, e até o próximo!

cnvn

Nenhum comentário:

Postar um comentário