rss
twitter
    Tu é legal? Me adicione no Facebook :-)

28 de set. de 2010

Vamos pensar um pouco???

Olá Pessoa!

Há um enigma antigo pacas, e que até semana passada me fazia torrar a cabeça…

Provavelmente muitos de vocês não conhecem o “Enigma do R$1,00’’

(Caso conheçam, finjam que não conhecem)

Vamos à ele, tente resolver sem ler a resposta que colocarei no final do Post!

 

Vamos lá:

Eu, Tu e Ele fomos comer em um restaurante e no final a conta deu R$30,00.

obrigado_por_fumar_03


Fizemos o seguinte: cada um deu dez reais.
Eu: R$10,00
Tu: R$10,00
Ele: R$10,00

O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte:
- Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$5,00 para eles! E entregou ao garçom cinco moedas de R$1,00.

O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um de nós.

bond

No final ficou assim:
Eu: R$10,00 (- R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00.
Tu: R$10,00 (- R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00.
Ele:R$10,00 (- R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00.

Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00 somando, juntos gastamos R$27,00.

E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos:
Nós: R$27,00
Garçom: R$2,00
TOTAL: R$29,00

Pergunta-se:
Cadê o R$1,00???

madruga

 

E aí, você sabe??

Pensou bem?

Vou colocar a resposta abaixo (Selecione o texto pra ler)

Resposta:

Você sabe o que é Sofisma? O problema vem baseado neste princípio. Parece que está tudo certo, mas nem tá Man! Vou colocar de outra forma (Hummm) e ficará mais fácil de entender:

Cada um pagou R$10,00 pelo almoço e 3×10=30. O problema fala que o garçom DEVOLVEU R$1,00 para cada um, então: 10-1=9 e 9×3=27.

Até este ponto o problema está no raciocínio certo, a partir daqui ele já usa uma lógica alterada.

Se o garçom devolveu R$1,00 para cada um e o resultado total foi R$27,00 então a mesma idéia se aplica a ele. Como o garçom RETIROU R$2,00 para ele o correto seria: 27-2=25 e não somar. E com isso não haveria erro!

Afinal, o dono do restaurante devolveu R$ 5,00 !

R$25,00 + R$ 5,00 = R$ 30,00

Entendeu?

Não entendeu?

Nem leu?

Comente!

 

3 comentários:

  1. Caraleo 8=o , não to conseguindo...
    (não vou ler a resposta, vou fikar fritando a cabeçã aqui)

    ResponderExcluir
  2. Consegui \o/
    Mas até deu um nó aqui na minha cabeça ._O
    -
    É que o dono devolveu R$ 5,00
    Daew o gasto fica R$ 25,00
    Mas como o garçom pegou R$ 2,00 pra ele, então o gasto fica R$ 27,00
    Com mais R$ 1,00 de cada um de nós fica 30 :D
    -
    Não li a resposta, mas acho que tá certo, só pode ser isso
    .___.
    {o,o}
    |)__)
    -"--"-

    ResponderExcluir
  3. eu ja conhecia hahah'
    mais tah valendooo!

    ResponderExcluir